Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NORMAS
Início do conteúdo da página

NORMAS

Conexões é uma publicação semestral, de natureza interdisciplinar, editada pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), qualificada pelo Qualis/CAPES com conceito B5. Em fluxo contínuo, a revista recebe, analisa e divulga contribuições na forma de artigos, relatos de experiência, comunicações, ensaios, resenhas, entrevistas e resumos de teses e dissertações em edições regulares ou em números especiais. Conexões está inserida na grande área das Ciências
Sociais Aplicadas, recebendo contribuições no campo da Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Economia, Serviço Social, Turismo e áreas afins.

Diretrizes para autores
O original deve ser escrito em editor Microsoft Word ou Open Office, margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; papel no formato A4 (21 x 29,7 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas de 1,5 cm e parágrafo justificado. O original deve estar no limite de laudas estabelecido conforme o tipo de contribuição:
a) Artigos: entre 15 e 20 laudas;
b) Relatos de experiência: entre 10 e 15 laudas;
c) Comunicações: entre 5 e 10 laudas;
d) Ensaios: entre 8 e 12 laudas;
e) Resumos de teses e dissertações defendidas: máximo de 2 laudas;
f) Resenhas: máximo de 5 laudas;
g) Entrevista: máximo de 5 laudas.

Título e subtítulo
O título (e o subtítulo) da contribuição deve ser breve e significativo, escrito em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, com destaque em negrito, centralizado, acompanhado da tradução para o inglês.

Autoria
Créditos de artigos, ensaios, comunicações e relatos de experiência não devem ultrapassar o limite de quatro autores. Resenhas, entrevistas e resumos de teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do ICSA devem ser de autoria única. Nome (s) completo (s) deve constar abaixo do título, alinhado à margem direita, seguido de nota com registro da titulação máxima, filiação institucional e e-mail para

Resumos e abstract
As contribuições na forma de artigo, relato de experiência, comunicação e ensaio devem ser acompanhadas de resumo informativo contendo objetivo, metodologia, resultados e conclusões. O texto deve ser redigido em português, espaço simples, com limite entre 150 e 250 palavras, seguido por até cinco palavras-chave. O resumo e as palavras-chave devem ser acompanhados de tradução para o inglês. Resumos de teses e dissertações devem ser redigidos em português, acompanhado de tradução do título para o inglês e dispor de até cinco palavras-chave.

Além da identificação da autoria, devem ser informados também o (s) nome (s) do (s) orientador (es), membros da banca e a data de defesa. O conteúdo deve apresentar introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusões.

Títulos das seções
Os títulos das seções devem ser precedidos de numeração arábica sequencial, escritos em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço simples, obedecendo aos seguintes destaques:
Seção primária: 2 MAPEAMENTO DAS FEIRAS LIVRES EM BELÉM
Seção secundária: 2.1 A Feira do Ver-o-Peso
Seção terciária: 2.1.2 Setor de produtos industrializados contato.

Ilustrações
Material ilustrativo deve ser identificado no parágrafo a que se refere, observando o padrão: a) Parte superior: designativo correspondente (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato e outros), número de ordem e título; b) Parte inferior: legenda com o devido crédito autoral e data. Ilustrações de autoria estranha ao autor devem ser apresentadas com as devidas autorizações legais.

Tabelas
As tabelas devem ser apresentadas próximas ao texto a que se referem, na forma e nas condições das Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

Citações
Citações devem ser apresentadas na forma e nas condições dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto ao uso do sistema autor-data, em conformidade com a NBR 10520, em vigor. 

Referências
Referências devem ser redigidas em ordem alfabética e apresentadas em lista única, contendo somente as fontes citadas na contribuição. Elas devem figurar na forma e nas condições dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 6023, em vigor.

Pesos e medidas
Pesos e medidas devem ser indicados conforme as normas do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), disponível em: https://www.bipm.org/en/publications/si-brochure/.

Notas de rodapé
Notas de rodapé devem limitar-se às notas explicativas, usadas com parcimônia e apresentadas na mesma lauda em que são mencionadas.

Apêndices e anexos
O uso de anexos e apêndices deve limitar-se ao necessário para a melhor compreensão do conteúdo da contribuição.

Agradecimentos
Agradecimentos, quando necessários, devem ser mencionados de forma objetiva após as considerações finais e antes das referências.

Revisão
É de responsabilidade dos autores a revisão dos originas de acordo com a norma culta da língua em que foi escrito.

Condições para submissão
Para submissão do original à revista Conexões os autores devem verificar se a contribuição cumpre os seguintes requisitos: (I) a contribuição é original, inédita e não foi submetida para avaliação em outra publicação ou revista; (II) declarar não haver submetido, concomitantemente, o original a nenhum outro periódico; (III) aguardar a decisão editorial de Conexões antes de realizar submissão à outra revista; (IV) os autores que publicam em Conexões concordam com os seguintes termos: mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative
Commons Attribution 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Fim do conteúdo da página