NORMAS
Conexões é uma publicação semestral, de natureza interdisciplinar, editada pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em fluxo contínuo, a revista recebe, analisa e divulga contribuições na forma de artigos, relatos de experiência, comunicações, ensaios, resenhas, entrevistas e resumos de teses e dissertações em edições regulares ou em números especiais. Conexões está inserida na grande área das Ciências Sociais Aplicadas, recebendo contribuições no campo da Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Economia, Serviço Social e Turismo. Também são aceitas contribuições de disciplinas das Ciências Humanas, Jurídicas, Agrárias e afins.
Diretrizes para autores
As submissões podem ser realizadas por docentes do ensino superior e pesquisadores de instituições de pesquisa reconhecidas pelos órgãos ligados à educação e à ciência e tecnologia. Estudantes de graduação podem fazer submissões, desde que tenham um(a) docente de ensino superior como co-autor(a).
O original deve ser escrito em editor Microsoft Word ou OpenOffice, margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; papel no formato A4 (21 x 29,7 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas de 1,5 cm e parágrafo justificado. O original deve estar no limite de laudas estabelecido conforme o tipo de contribuição.
No ato de submissão, a autoria deve informar o tipo de contribuição, observando o limite de laudas:
- Artigos: entre 13 e 23 laudas;
- Relatos de experiência: entre 10 e 15 laudas;
- Comunicações: entre 5 e 10 laudas;
- Ensaios: entre 8 e 12 laudas;
- Crônicas: entre 3 e 8 laudas;
- Resumos de teses e dissertações defendidas: máximo de 2 laudas;
- Resenhas: máximo de 5 laudas;
- Entrevista: máximo de 5 laudas.
Título e subtítulo
O título da contribuição (e subtítulo, quando houver) deve ser breve e significativo, escrito em CAIXA ALTA, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, com destaque em negrito, centralizado, acompanhado da tradução para o inglês.
Os manuscritos em inglês devem apresentar, imediatamente abaixo, o título traduzido em português.
Número de autores e titulação mínima
Artigos, ensaios, comunicações e relatos de experiência não devem ultrapassar o limite de cinco autores, sendo que pelo menos um dos(as) autor(as) deve(m) ter titulação mínima de mestre. Resenhas, entrevistas e resumos de teses e dissertações defendidas nos programas de pós- graduação do ICSA devem ser de autoria única. Nome(s) completo(s) deve(m) constar abaixo do título, alinhado(s) à margem direita, seguido de nota com registro da titulação mais alta, filiação institucional e e-mail para contato
Idiomas
Aceitam-se manuscritos em português, inglês e espanhol. Os manuscritos em inglês devem conter um resumo em português.
Resumos e abstract
As contribuições na forma de artigo, relato de experiência, comunicação e ensaio devem ser acompanhadas de resumo informativo contendo objetivo, metodologia, resultados e conclusões. O texto deve ser redigido em português, espaço simples, com limite entre 150 e 250 palavras, seguido por até cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula. O resumo e as palavras-chave devem ser acompanhados de tradução para o inglês. Resumos de teses e dissertações devem ser redigidos em português, acompanhado de tradução do título para o inglês e dispor de até cinco palavras-chave. Além da identificação da autoria, devem ser informados também o(s) nome(s) do(s/a/as) orientador(as/es), membros da banca e a data de defesa. O conteúdo deve apresentar introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusões.
Títulos das seções
Os títulos das seções devem ser precedidos de numeração arábica sequencial, escritos em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço simples, conforme a estrutura:
Seção primária: 2 MAPEAMENTO DAS FEIRAS LIVRES EM BELÉM
Seção secundária: 2.1 A Feira do Ver-o-Peso
Seção terciária: 2.1.2 Setor de produtos industrializados
Ilustrações
Material ilustrativo deve ser identificado no parágrafo a que se refere, observando o padrão: a) Parte superior: designativo correspondente (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro e outros), número de ordem e título; b) Parte inferior: legenda com o devido crédito autoral e data. Ilustrações de autoria estranha ao autor devem ser apresentadas com as devidas autorizações legais.
Tabelas
As tabelas devem ser apresentadas próximas ao texto a que se referem, na forma e nas condições das Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=223907
Citações
Citações devem ser apresentadas na forma e nas condições dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto ao uso do sistema autor-data, em conformidade com a NBR 10520, de julho de 2023.
Notas de rodapé
Notas de rodapé devem limitar-se às notas explicativas, usadas com parcimônia e apresentadas na mesma lauda em que são mencionadas.
Agradecimentos
Agradecimentos, quando necessários, devem ser mencionados de forma objetiva antes das referências.
Referências
Referências devem ser redigidas em ordem alfabética e apresentadas em lista única, contendo somente as fontes citadas na contribuição. Elas devem figurar na forma e nas condições dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conformidade com a NBR 6023, de novembro de 2023.
Livro:
MATTA, Roberto da. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, 1987
Capítulo de livro:
ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
Artigo de periódico online:
RUSSO, João Gustavo Jara; SANTOS, Wellington dos. Da interpretação de Gilberto Freyre e Roberto Damatta sobre a formação moderna da sociedade brasileira à crítica sociológica de Jessé de Souza. MovimentAção, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 17–30, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/10637. Acesso em: 19 mar. 2025.
Eventos:
PADUA, S.; TABANEZ, M. Uma abordagem participativa para a conservação de áreas naturais: educação ambiental na Mata Atlântica. In: CONGRESSO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 1997, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Livre do Meio Ambiente, 1997. v. 2, p. 371-379.
Teses e dissertações:
RODRIGUES, A. L. A. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. Orientador: Mario Ferreira Junior. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, São Paulo, 2009.
Legislação:
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.
Pesos e medidas
Pesos e medidas devem ser indicados conforme as normas do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), disponível em: https://www.bipm.org/en/publications/si-brochure/
Para mais informações, acesse o e-mail Conexões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.